Mesmo diante das tendências atuais, a cozinha vintage continua sendo uma das queridinhas na decoração. O estilo, que vai das décadas de 1920 a 1960, encanta quem busca memórias afetivas.
“Este tipo de cozinha agrada muito, pois traz um conjunto de lembranças que aquece nosso coração de aconchego e amor. Somos capazes até de sentir o aroma de um bolo fresquinho saindo do forno e a atmosfera de épocas mais tranquilas”, diz a arquiteta Carina Dal Fabbro. Confira algumas dicas para decorar sua cozinha no estilo vintage.
Veja também:
- As 5 primeiras coisas que você deve comprar para decorar sua cozinha
- Cozinha branca já era! 6 cores tendência em 2020 para armário da cozinha
- Cozinha rosa é nova tendência; veja 5 ideias para adotar em casa
Os armários fazem toda a diferença na decoração. Mas são os detalhes que vão dar o clima do ambiente: desde almofadas coloridas, puxadores em formato de conchas ou redondas até portas com vidros recortados. Nas cores, o vintage conta com alguns tons mais impactantes, como o preto e verde oliva, além de opções mais suaves, como o branco, azul e verde.
No piso, os mais pedidos são revestimento cerâmico ou porcelanato, que remete aos tons amadeirados, além dos ladrilhos hidráulicos coloridos. No frontão da pia e na parede da bancada entre os armários, revestimentos que remetem a ladrilhos ou subway tiles, presentes nos metrôs de Nova York e Paris, respondem muito bem à proposta vintage.
O atual pode (e deve) ser incorporado na decoração da cozinha vintage. Ao invés do fogão tradicional, aposte no cooktop e em uma marcenaria que abrigue os eletrodomésticos – geladeira, forno e micro-ondas. Junto a isso, Carina aconselha que os moradores invistam em utensílios que sigam a temática, como louças coloridas e itens que remetam aos acessórios utilizados durante as décadas passadas.
Veja também:
- Pia ‘mágica’ choca internautas e gera polêmica entre lavadores de louça
- Cozinha com ilha: 10 dicas fáceis para montar a sua
- 4 truques para acabar com a bagunça da cozinha
Quando se trata de iluminação, a profissional indica a luz indireta amarela (3.000 kelvins), instalada na parte de baixo do armário. “O recurso contribui para um visual mais charmoso e acolhedor”, completa.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br